12 de jan. de 2013

Filho de peixe, peixinho é

Alguns prós e contras sobre a natação para crianças
Criança nadando
A natação é geralmente indicada para crianças com idade à partir de 3 a 4 anos. Pois, com essa idade, ela já é capaz de controlar de forma consciente a respiração, o que diminui em muito o risco de engolir água e se contaminar devido as más condições da água. 
Criança debaixo d'água
E todo cuidado é pouco, pois as aulas devem ser realizadas por profissionais habilitados, competentes o suficiente para dar segurança e apoio as crianças. Além de ser um ótimo exercício físico é completo e muito indicado para crianças com problemas respiratórios, pois, ajuda a fortalecer sua musculatura corporal e a criança consegue aprender respirar do jeito certo, auxiliando na bronquite ou asma e também para tratamentos fisioterapicos
Bronquite
Preste muita atenção ao escolher a escolinha de natação para seu filho, observe sempre a infraestrutura e as condições de segurança e higiene das instalações e da água, que deve estar sempre limpa. Um dos cuidados que devem ser tomados, é o risco de a criança ter otite (inflamação no ouvido), pois, a região dos ouvidos sempre estará úmida e ao sair da piscina deve-se enxugar bem a criança. 
Inflamação de ouvido 
Outras coisas que devem ser verificadas é a quantidade de cloro, pois o excesso de cloro pode irritar olhos e vias respiratórias e a temperatura da água que tem de estar em torno dos 30º C. Confira se há um controle periódico da vigilância sanitária no local, o que afasta qualquer "fantasma" de contaminação da água. 
Qualidade da água
Pois, muitas vezes a criança acaba sem querer fazendo xixi e cocô e a água acaba não sendo trocada. Não é recomendado para crianças com fibrose cística (mucoviscidose) e hiper alergia ao cloro. Em caso de dúvida consulte um pediatra ou profissional da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário