24 de dez. de 2012

Réptil ou pássaro?

O que é aquilo lá no céu? É um avião? Não! É um pássaro? Não! Espere, é um dinossauro!
Dinossauro voador
Pois, os cientistas têm agora uma nova visão à respeito destes seres pré-históricos (Passarossauros). Além de possuírem penas, terem mais agilidade do que o répteis modernos e chocarem ovos, eles também cuidavam de seus filhotes da mesma forma que as aves de hoje em dia. Eram pais exemplares, protegiam e cuidavam muito bem de suas crias. Um exemplo de dinossauro era o hadrossauro, que chegava à pesar 3,5 toneladas e defendia o seu ninho contra qualquer tipo de ameaça. 
Hadrossauro
Hadrossauro
Um dinossauro que possuía o corpo repleto de penas era o troodonte, e pesava uns 50 quilos, era carnívoro e só caçava em grupo. Possuía um metabolismo bem idêntico ao dos pássaros atuais. 
Troodonte
Troodonte
Esses animais pré-históricos viveram na América do Norte há mais de 65 milhões de anos atrás. Os dinossauros não caçavam sozinhos e viviam bem organizados socialmente, semelhantes as aves de hoje. Os iguanodontes mais velhos protegiam os mais novos, deixando-os no meio da manada. 
Iguanodonte
Iguanodonte
Um predador terrível e temível, o deinonicossauro era ágil e bem organizado. Arrancava pedaços de carne com suas garras traseiras e com as patas dianteiras agarrava firme suas presas.
Deinonicossauro
Deinonicossauro
Considerado um urubu gigante, comedor de carniça, assim era o carnotauro, primo distante do tiranossauro rex, pois possuía um faro poderoso, invejável, capaz de farejar todo tipo de carne morta. A anatomia de suas pernas não lhe permitia correr o suficiente para alcançar suas presas. Habitaram a América do Sul a mais de 100 milhões de anos atrás.
Carnotauro
Carnotauro
Tiranossauro Rex
Tiranossauro Rex viveu entre 65 a 70 milhões de anos atrás
Então para os cientistas é cada vez maior a possibilidade dos dinossauros possuírem sangue quente. E o que os leva à crer nisso? É que são muitos os fósseis em continentes gelados. Pois, para os répteis que têm sangue frio, precisavam hibernar para sobreviver em regiões de clima frio. E ainda segundo os cientistas um coração fossilizado encontrado em Dakota do Sul, Estados Unidos, de um hipsolofodonte (herbívoro), após várias pesquisas e exames, comprovou-se mais uma vez a semelhança entre aves e dinossauros, pois o coração possuía 4 cavidades, idênticas a das aves e mamíferos, bem diferente dos répteis que em sua totalidade só têm 3 cavidades.
Fóssil
Fóssil de um dinossauro com penas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário