4 de nov. de 2012

Pescaria em dias frios é bom demais!

Com a queda de temperatura durante o inverno, a maioria dos seres vivos diminui consideravelmente suas atividades, inclusive os peixes. Portanto, a captura dos redondos, das espécies de couro e dos predadores em geral, significa um desafio maior que o habitual.
 É comum encontrar na maioria dos pesqueiros algumas espécies naturalizadas que, por terem vindo de países de clima frio, se tornaram uma ótima alternativa para os pescadores esportivos durante os meses de frio. Entre elas, há as que são pouco exigentes (Cat Fish); as que podem
alcançar grande porte (Carpas); as que exigem sensibilidade e técnica apurada para sua captura (Tilápias), e as Trutas e o Black Bass, duas excelentes opções para os fanáticos por iscas artificiais.
 A Carpa - Originária de países asiáticos, alguns tipos intensificam suas atividades nos dias frios. Algumas espécies ultrapassam 30 kg (Carpa Cabeçuda). Elas são o maior desafio para pescadores do sul e do sudeste. As massas colocadas em "chuveirinhos" e direcionadas para a meia água são as melhores iscas.

 Entre os peixes estrangeiros, o Cat Fish e de menor retrospecto, já que os primeiros indivíduos começaram a aparecer no início dos anos 90. É mais ativo no fundo, mas não limita seus ataques a este espaço, pode surpreender e atacar suas iscas na superfície ou na 1/2 água. Em relação às iscas, a salsicha, a mortadela, a linguiça, as massas, a minhoca, a ração e até frutas proporcionam boas capturas.

 A Tilápia é a pioneira entre as espécies que vieram de fora para habitar as águas brasileiras. Espalhada de norte a sul do país há mais de 50 anos, sua facilidade de adaptação torna possível encontrá-la em açudes, lagos e represas. São pescadas preferencialmente com varas lisas, e minhoca, o bicho de laranja, as larvas, pedaços de frios, pão, milho e ração estão entre as iscas mais utilizadas.  
  

Iscas Naturais ou Artificiais
Isca artificial
Minhoca
Para fazer a opção pelo tipo de isca é preciso considerar a profundidade onde os peixes estão em atividade. No geral as naturais são mais eficientes para o fundo. Já as artificiais para lagos de maiores dimensões.
                               
Cevas
Ceva para peixe
Milho
No fundo ou superfície as cevas sempre são recomendáveis quando se deseja atrair os peixes para determinados lugares. 

Horários
Pôr do sol
Quando o sol esquenta a água os rebojos aparecem. Assim, em dias ensolarados o período da tarde é mais produtivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário