12 de set. de 2012

Evite os 7 erros na cozinha

carnes
1- Lavar as carnes
A água corrente não irá retirar as impurezas, como muitos imaginam. Mas mandará para o ralo alguns
nutrientes e espalhará a contaminação que estava na superfície. A melhor maneira de limpar a carne é
no fogo. A temperatura acima de 70 graus fará com que as bactérias sejam eliminadas.

Lixinho de pia
2- Lixinho em cima da pia
Geralmente, usa-se a lateral da pia para preparar alimentos. Mas se este for também o local do lixinho, esteja alerta! O foco de contaminação ficará bem próximo do alimento. Então, retire o saco de lixo e lave todos os dias o cestinho. Para desinfetar, use água sanitária.
Tábua de carne
3- O uso de tábuas de madeira
Elas acabam riscando e se tornam porosas com o passar do tempo, facilitando a proliferação de bactérias! Porque a madeira aos poucos vai absorvendo umidade e sujeira, tornando um ambiente propício para a infestação de microorganismos. Prefira tábuas de plastico ou vidro, lisas, que não sejam permeáveis e mais fáceis de limpar.
Esponja de louça

4- A "velha" esponja de louça
Troque a esponja toda semana, se possível, ou crie o bom hábito de deixá-la de molho em 1 litro de água com 2 colheres (sopa) de água sanitária, por 5 minutos. Sempre secá-la para evitar a umidade que atrai micróbios. A dica é colocá-la no micro-ondas por uns 30 segundos, envolvida em papel toalha.
Geladeira
5- Não deixe a comida esfriando fora da geladeira
O certo é guardá-la quente na geladeira, depois, levá-la direto ao fogo para aquecer novamente. A fervura matará os micróbios e a geladeira conservará melhor os alimentos. Os microorganismos se proliferam na temperatura ambiente.
Formigas
6- É só uma formiguinha no doce
Formigas transmitem os mesmos migroorganismos que as baratas! Evite ambas as pragas, mantenha sua cozinha sempre limpa. Feche bem os alimentos e jogue fora o lixo todos os dias.
Água
7- Cuidados com a água filtrada
Um erro comum, não limpar o filtro como se deve, pois requer tempo e trabalho. Muitas vezes a água contém impurezas não visíveis a olho nu ou pelo gosto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário