12 de set. de 2012

Animais em Extinção







Pesquisas e causas da extinção de espécies animais
mico leão dourado
Mico leão dourado
Milhares de espécies de animais foram extintas nos últimos 100 anos, é o que apontam as últimas pesquisas realizadas. E mais, as gerações futuras, a maior parte destas espécies jamais irão conhecer. Muitos desses seres vivos, ajudariam ao homem, descobrir valiosas informações sobre o meio ambiente e a possível descoberta da cura de determinados tipos de doenças.
Sem um número exato, cientistas, não têm idéia de qual seja o número de espécie de seres vivos que habitam o planeta terra. Estima-se que exista aproximadamente de 10 a 15 milhões de espécies da fauna, flora e microorganismos. 5 a 8 milhões de insetos, 400 mil de plantas, 60 mil de animais vertebrados, 5 mil mamíferos e 10 mil aves.
Tamanduá bandeira
Tamanduá bandeira

O relatório Planeta Vivo, aponta uma queda drástica no número de espécies de 1970 a 1995. Elaborado pela WWF, a pesquisa monitorou inúmeras espécies e mostrou uma triste realidade de que pelo menos 35% dos animais de água doce foram extintos durante este período. E quase 45% , em relação aos animais marinhos. Um outro relatório extremamente importante, fruto de  incessantes pesquisas, alertou sobre dados muito preocupantes. A União para a Conservação da Natureza ( UICN ) apontou que 1/4 das espécies conhecidas pelo homem estão ameaçadas de extinção. O panda gigante da China,  elefante africano,  cervo-da-Tailândia,  cavalo selvagem da Europa Central,  bisão da França,  baleia-azul,  leopardo,  lobo-vermelho, orangotango, são alguns exemplos de animais ameaçados.
Arara azul
Arara azul
As espécies vegetais, que podem desaparecer do planeta, são as orquídeas de Chiapas, no México, e as bromélias da América e da África.
A situação não é diferente no Brasil. O comércio ilegal de animais silvestres, as queimadas constantes e as agressões sem parar aos ecossistemas colocam diversos animais brasileiros na lista negra dos animais em extinção. Exemplos como: ararinha, arara-azul, Cachorro-vinagre, Cervo-do-Pantanal, jaguatirica, lobo-guará, mono-carvoeiro, mico-leão-dourado, onça-pintada, tamanduá-bandeira, tatú-canastra, veado-campeiro.
A revista Nature, em 2000, divulgou a existência de 25 locais de biodiversidade mundial que devem receber toda a atenção urgente por parte das autoridades.  São regiões que concentram um maior número, assustador, de animais ameaçados de extinção.Segundo a revista Nature  destacou estas regiões: as florestas africanas, Cordilheira dos Andes, Mata Atlântica e Cerrado Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário