13 de set. de 2012

Idade certa para deixar as fraldas


Você não vê a hora de tirar a fralda do bebê? Cientistas norte-americanos, dizem que é preciso ter muita calma nessa hora. Conforme estudo publicado no Jornal de Urologia Pediátrica o momento certo para começar à largar as fraldas, acontece entre os 24 e 32 meses de idade. Para os estudiosos, o período seria ainda mais importante do que o método utilizado. A pesquisa revela que as crianças que iniciam o treinamento após os 32 meses tem mais facilidade de ter problemas de incontinência urinária, xixi na cama e nas calças.
O que os pediatras brasileiros recomendam é semelhante. É nessa idade que as crianças sinalizam que querem fazer xixi ou coco, e é a hora mais propícia de iniciar o processo.  E ainda,  o treinamento precisa ser individualizado. Algumas crianças  se mostram incomodadas com a fralda aos 2 anos, enquanto outras levam mais tempo. Os pais correm o risco de terem mais trabalho, no caso da criança deixar as fraldas antes de estar preparada. O que levaria de 4 a 5 meses, levaria então, o dobro do tempo. Você acha que o seu filho já está pronto?  Veja as dicas para começar o treinamento. 


1 – Observe
Ao andar a criança já está bem equilibrada e ela identifica objetos, então, começou a dar sinais de que o momento é este. Mais um sinal que ela demonstra é quando a fralda começa a incomodar.  Geralmente acontece a partir de 1 ano e 6 meses, e o treinamento pode começar. Ela aprenderá controlar a saída de xixi e cocô rapidinho.




2 – O que é o que é?
Saber o nome de cada coisa, como banheiro e papel higiênico, explorando o local, ajuda e em muito quem começou a dar os seus primeiros passinhos rumo a uma vida sem fraldas. Mostre tudo, ensine o for preciso: como sentar no vaso, puxar a descarga, lavar as mãozinhas. Levará em torno de 2 meses esse tempo de reconhecimento.



3 – Treinamento diário  
Todo treinamento exigirá determinação e muita paciência dos pais e de quem cuidar dela. Ensinando sempre a chamar por alguém quando precisar ir ao banheiro, deixe-a sentada no vaso toda vez que tiver vontade. Jamais obrigue-a e nem apresse-a. Vá com muita calma e repita muitas outras vezes diariamente. E se não der certo, não brigue.

4 – Enfim, a retirada
É o momento em que  a criança já consegue dizer que tem vontade de ir ao banheiro e a fralda pode ser retirada pela manhã. Recomeçe o treinamento a noite. Caso, for necessário, a noite, acorde-a, para que não faça xixi na cama.A maioria das crianças abandona as fraldas aos 4 anos. Toda essa independência irá variar conforme o histórico familiar da criança, e o tempo de empenho ao treinamento e o desenvolvimento fisiológico e emocional da criança. Mas, caso persista, peça a ajuda de um especialista, como o urologista ou nefrologista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário