9 de fev. de 2013

Num estalar de dedos

Creck! Creck! Creck! Creck!
Estalando os dedos
É algo que incomoda muita gente, mas que só prejudicará mesmo quem tem o hábito de estalar os dedos, isso caso você tenha alguma doença como a artrite. Até hoje sem ser comprovada cientificamente em estudos e exames que possa causar algum problema sério, os especialistas só alertam que  estalar os dedos constantemente poderá se tornar uma prática perigosa exclusivamente para as pessoas que realmente tenham inflamação nas articulações. Pois, segundo os médicos, o grande mal é que, se você estalar os dedos toda hora, o que pode ocasionar, desgastando a cartilagem é uma tendinite. 
Tendinite
Mas para que isso ocorra de verdade será preciso você estalar os dedos de forma muito acentuada. E que esta prática para certas pessoas é uma maneira de mostrar  ansiedade e aliviar toda tensão, o que  mais tarde pode se tornar em um problema grave, sendo um transtorno obsessivo compulsivo, se for praticado exageradamente, necessitando até de apoio psiquiátrico depois.
Transtorno obsessivo compulsivo
Todos os ossos da mão estão ligados por várias articulações, assim como todo nosso corpo, o que possibilita movimentarmos punhos, joelhos, cotovelos, entre outros membros. Essas articulações possuem bem nas juntas uma espécie de bolsa que contém um líquido conhecido como sinovial, como se fosse um lubrificante especial cheio de gases como oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono, que ao estalar os dedos, esticando ou dobrando as articulações, esses gases estouram, produzindo então o famoso barulho de sempre, que é consequentemente seguido de um alívio imediato bem "agradável" nas juntas. E os gases desaparecem e reaparecem depois de uns 30 minutos, possibilitando assim, estalar novamente os dedos.
Líquido sinovial

Nenhum comentário:

Postar um comentário